Ceará cada vez mais inovador


Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza apostam na ciência e tecnologia para consolidar a região como hub de inovação e conectividade do país.

A profunda crise econômica que assolou o brasil fez com que os investimentos públicos se escasseassem em praticamente todas as áreas. Nenhum segmento, no entanto, vem sofrendo tanto quanto a ciência e tecnologia, visto por muitos gestores como algo secundário, em um país cheio de mazelas. Na contramão dessa corrente, o Ceará tem apostado justamente na inovação para se consolidar como principal hub tecnológico nacional, desburocratizar sua economia e, dessa forma, atrair cada vez mais empresas e profissionais altamente qualificados.

Para isso, o governo estadual pretende investir mais de 2 bilhões de reais nos próximos dez anos em novos programas para integrar a ciência aos demais setores da sociedade. Uma das instituições beneficiadas será a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), responsável pelo fomento à pesquisa e à inovação. Com os novos aportes, a Funcap já vem ampliando a sua atuação e reforçando ainda mais a atividade acadêmica no Ceará.


O Programa de Inovação em Políticas Públicas ajudará o estado a se tornar mais digital. (FOTO: PE&GN)

Entre as novidades está a criação do Programa de Inovação em Políticas Públicas, iniciativa que visa atrair pesquisadores de universidades brasileiras para o setor público, com o objetivo de desenvolver trabalhos voltados à melhoria da gestão e dos serviços oferecidos à população em áreas estratégicas, como segurança pública, educação, recursos hídricos e planejamento. Outras ações inovadoras implementadas nos últimos meses são o Programa Big Data Ceará e o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas, que usarão a inteligência artificial para auxiliar o poder público no desenvolvimento de novas políticas econômicas e sociais. Pioneiro no país, o Big Data Ceará já vem coletando informações de todas as áreas de de atuação do governo e de outras fontes, que passarão em seguida, por um denso trabalho de análise e ajudarão a nortear as decisões dos gestores públicos no Estado daqui em diante.

O Centro de Análises de Dados e Avaliação de Políticas Públicas, por sua vez, será o responsável por avaliar, a partir das informações obtidas pelo Big Data, a eficácia das atuais políticas públicas, ajudar secretarias, órgãos governamentais e entidades parceiras a desenhar novos programas, além de difundir as informações geradas pelo Big Data junto a pesquisadores no Brasil e no exterior.

+ R$ 2 Bilhões
É o investimento que o governo do Ceará fará até 2018
 200 é o número de pontos de Wi-Fi que serão espalhados pela cidade de Fortaleza.




Alinhada aos objetivos do governo Estadual, a prefeitura de Fortaleza também vem investindo fortemente em inovação para facilitar a vida de moradores, turistas e potenciais investidores. Nos últimos anos, o município tem passado por uma verdadeira revolução tecnológica, que vai desde expansão de sua infraestrutura de fibra óptica até a criação de zonas de internet grátis em mais de 200 pontos da cidade. A expansão da rede deve seguir em ritmo acelerado nos próximos anos. A ideia é ampliar e democratizar o acesso à Internet. Segundo dados da prefeitura, atualmente a cidade conta com wi-fi gratuito em todos os terminais de ônibus e a expectativa é que, até o próximo ano, 100% da frota tenha o serviço. A rede pública de internet também deve chegar, até 2020, em toda orla da cidade.

Por meio de uma parceria público-privada (PPP), a prefeitura agora pretende levar a banda larga às regiões mais distantes do centro, o que deve melhorar a vida da população da periferia e ainda fomentar a criação de novos negócios em áreas estratégicas. A ampliação da rede faz parte do programa Fortaleza Competitiva, uma iniciativa que visa desburocratizar o ambiente de negócios e atrais novas empresas para o município, gerando empregos, renda e desenvolvimento para a capital cearense. O objetivo do governo municipal é criar um ambiente favorável ao investimento na cidade: mesmo em um cenário de desaquecimento, crise econômica e pouco investimento privado, a intenção é fazer com que Fortaleza seja diferente das demais cidades do país, com infraestrutura de ponta e menos burocracia no que se refere a regulamentação e impostos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citação do Dia

Como eu contarei estória para meu filho dormir...

Sobre...

A História de Nossa História - Parte 1

O Beijo - Parte I