"Tudo a Ver" não tem nada haver com "Tudo Haver"


Essa semana estava eu vendo a Rede Record quando começou o programa "Tudo a Ver"...
Vi o programa e achei interessante, apesar de sua "falta de organização".

Então me perguntei: "o que será que as pessoas acham desse programa???"
Comecei a perguntar às pessoas e fiquei surpreso com as respostas das mesmas.

A maioria das pessoas respondeu que, "como o próprio nome do programa dizia, tinha tudo haver com a sua vida...."

Mas que coisa, hein??
O nome do programa é "Tudo a ver" e não "Tudo haver"!!!!

A verdade é que as pessoas cometeram uma bela de uma gafe!!!

Vou explicar:

"Tudo a Ver"
nesse caso, foi usado para dizer que o programa tem tudo para ser visto, todas as notícias, etc.

"Tudo haver"
é usado quando se quer comparar uma coisa a outra.
Ex: Esse programa tem tudo haver com a minha rotina.


Pois é... Essa também vai para as "Gafes Inesquecíveis"...

Ah!! E se eu estiver errado, por favor me corrija...
Pode ser um professor de português, jornalista, qualquer pessoa.....

Mas que foi espantoso, essa foi!!!!

Comentários

Flavio Braga disse…
po julio eu acho que você está certo...também nao sou nenhum mestre em portugues mas acho pertinente sua observação...
parabéns pelo blog!!!!!!
mt bom!!!!
quem dera se mais jovens como a gente (bem, eu AINDA me acho jovem) se interessassem pela leitura!!!botei até um link no meu blg para o seu
abração!!!!!
JFC Silva disse…
Ta certo...
Valeu mesmo...
um abração..
Olá Júlio. Sou professor de Língua Portuguesa, e navegando na Net vi, por acaso, seu Blog. Lamento, meu caro, mas você está enganado. Não existe "tudo haver" e sim "tudo a ver". A sua explicação não é lógica. O nome que intitula a atração e os termos "tudo a ver" se refere a cobinação ou à falta de combinação de "A" com "B". Por exemplo: Meu pai tem tudo a ver comigo. Ou seja, temos gostoso, idéias afins. O "Tudo a Ver" acertou em cheio e tem tudo a ver com o título. Certo? Certíssimo! Dúvidas estou à disposição! henriquepessoa@gmail.com
* se referem

* temos gostos

retificação.
Que "buro"! Dá zero pra ele!

A expressão "tudo a ver", conforme o contexto, está de acordo com a norma padrão da língua portuguesa!

Não sei em que gramática vc pesquisou, mas "tudo haver" existe porém significa outra coisa: é utilizado quando uma pessoa tem para receber ou recuperar algo (dinheiro, em muitos casos). Por exemplo: "tenho a haver dez reais."

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases