James Joyce


James Joyce nasceu em Dublin, Irlanda, em 1882, e morreu em Zurique, Suíça, em 1941.
De família católica, recebe uma rígida formação religiosa em escolas jesuítas, contra qual irá se rebelar anos depois, ao ler autores como Yeats e Byron. Em 1902, vai para Paris estudar medicina, mas seu interesse maior acaba sendo a filosofia. Algum tempo depois o escritor retorna a Dublin, devido à grave doença de sua mãe, que falece dias após seu retorno.
Em 1904, Joyce conhece Nora Barnacle, camareira de um hotel de Dublin que irá ser sua companheira pelo resto da vida. No ano seguinte, transfere-se para Trieste, na Itália, onde se sustenta dando aulas de inglês na Berlitz School, escrevendo artigos para jornais e fazendo palestras. Muda-se diversas vezes, tendo vivido entre Itália, a Suíça e a França.

Em 1939, diante da ameaça nazista na Europa, deixa Paris e vai para Zurique, onde morre após uma operação de úlcera duodenal.

A primeira obra publicada por Joyce foi a coletânia de poemas de amor Música de Câmara (1907), seguida pelos contos editados em Dublinenses (1913). Em 1916, o escritor lança seu primeiro romance, Retrato do Artista Quando Jovem, e dois anos mais tarde sai Exílios, uma peça teatral. É em 1922 que Joyce publica seu mais célebre romance, a obra-prima Ulisses. Em 1939, lança o desestruturador romance Finnegans Wake, inacabado, no qual trabalhara quase ininterruptamente, desde 1923. Postumamente, é publicado Stephen Hero (1944).

Comentários

Ulisses, que é uma das mais brilhantes obras literárias da história, segundo muitos bons comentaristas literários, é uma das minhas lacunas.. Ainda não li.. mas eu vou chegar lá.
Abraço e parabéns pelo tema.
JFC Silva disse…
Ainda também não li...
No momento o meu livro de cabeceira é o "The Secret - O Segredo" (que aliás
é muito bom também)...
Um abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases