Sobre a Amazônia e suas Riquezas




A Amazônia é uma região de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que se estende por nove países da América do Sul. Por abrigar a maior floresta do planeta, é conhecida como o “pulmão do mundo”. Rigorosamente falando, não é uma denominação precisa, uma vez que as florestas consomem quase todo o oxigênio que liberam (de acordo com cientistas, quem faz verdadeiramente o papel de “pulmão do mundo” são as algas marinhas, responsáveis por emitir mais da metade do oxigênio produzido pelo planeta). Mas não há dúvida de que a Amazônia tem um papel fundamental para o equilíbrio do planeta – o desmatamento e queimadas das florestas liberam carbono na atmosfera e, devido ao efeito estufa, contribui para o aumento da temperatura na Terra.

Por tudo o que representa, a Amazônia é um nome familiar no mundo inteiro – paradoxalmente, permanece como uma região em boa parte desconhecida pelos brasileiros. Estima-se que ela abrigue 15% da biodiversidade global, mas não sabemos como aproveitar os recursos de forma sustentável. Sabemos que ela esconde muita riqueza, porém, não descobrimos como explorá-la de forma equilibrada, elevando a renda da população da Amazônia sem comprometer o capital natural.

Nos últimos anos, realizamos esforços para conhecer melhor e mostrar essa região estratégica para conhecer melhor e mostrar essa região estratégica para o futuro do Brasil. Já é mais do que constatado que a destruição da floresta mais importante do planeta avança num ritmo equivalente a 128 campos de futebol por hora. Nesse ano, foram realizados dois fóruns para discutir o desenvolvimento econômico da Amazônia com autoridades, empresários, consultores e acadêmicos da região. O primeiro evento foi realizado em 21 de março em Porto Velho. O segundo ocorreu no dia 26 de junho, em Manaus. Uma das decisões desse encontro é que a Amazônia tem potencial para se tornar para se tornar um polo mundial de biotecnologia. Ou seja, é possível promover o desenvolvimento, e não apenas por meio do agronegócio, da mineração e da indústria de eletroeletrônicos, como tem sido o padrão nas últimas décadas.

Durante o fórum de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto lamentou: “os brasileiros ainda são profundamente ignorantes em relação à Amazônia”. Outro participante do encontro, Ricardo Guimarães, presidente da Consultoria Thymus Branding, afirmou que a Amazônia tem potencial para se tornar uma marca mundial e transformar a economia local – falta de gestão para explorar o potencial do nome da região.

Em ano de eleições, observa-se que a Amazônia tem sido um tema quase ausente na agenda dos principais postulantes ao Palácio do Planalto. Já está mais do que na hora de os candidatos – e os brasileiros em geral – descobrirem a Amazônia.

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