Sobre a Amazônia e suas Riquezas
A Amazônia é uma região de 5,5
milhões de quilômetros quadrados que se estende por nove países da América do
Sul. Por abrigar a maior floresta do planeta, é conhecida como o “pulmão do
mundo”. Rigorosamente falando, não é uma denominação precisa, uma vez que as
florestas consomem quase todo o oxigênio que liberam (de acordo com cientistas,
quem faz verdadeiramente o papel de “pulmão do mundo” são as algas marinhas,
responsáveis por emitir mais da metade do oxigênio produzido pelo planeta). Mas
não há dúvida de que a Amazônia tem um papel fundamental para o equilíbrio do
planeta – o desmatamento e queimadas das florestas liberam carbono na atmosfera
e, devido ao efeito estufa, contribui para o aumento da temperatura na Terra.
Por tudo o que representa, a
Amazônia é um nome familiar no mundo inteiro – paradoxalmente, permanece como
uma região em boa parte desconhecida pelos brasileiros. Estima-se que ela
abrigue 15% da biodiversidade global, mas não sabemos como aproveitar os
recursos de forma sustentável. Sabemos que ela esconde muita riqueza, porém,
não descobrimos como explorá-la de forma equilibrada, elevando a renda da
população da Amazônia sem comprometer o capital natural.
Nos últimos anos, realizamos
esforços para conhecer melhor e mostrar essa região estratégica para conhecer
melhor e mostrar essa região estratégica para o futuro do Brasil. Já é mais do
que constatado que a destruição da floresta mais importante do planeta avança
num ritmo equivalente a 128 campos de futebol por hora. Nesse ano, foram
realizados dois fóruns para discutir o desenvolvimento econômico da Amazônia
com autoridades, empresários, consultores e acadêmicos da região. O primeiro
evento foi realizado em 21 de março em Porto Velho. O segundo ocorreu no dia 26
de junho, em Manaus. Uma das decisões desse encontro é que a Amazônia tem
potencial para se tornar para se tornar um polo mundial de biotecnologia. Ou
seja, é possível promover o desenvolvimento, e não apenas por meio do
agronegócio, da mineração e da indústria de eletroeletrônicos, como tem sido o
padrão nas últimas décadas.
Durante o fórum de Manaus, o
prefeito Arthur Virgílio Neto lamentou: “os brasileiros ainda são profundamente
ignorantes em relação à Amazônia”. Outro participante do encontro, Ricardo
Guimarães, presidente da Consultoria Thymus Branding, afirmou que a Amazônia
tem potencial para se tornar uma marca mundial e transformar a economia local –
falta de gestão para explorar o potencial do nome da região.
Em ano de eleições, observa-se
que a Amazônia tem sido um tema quase ausente na agenda dos principais
postulantes ao Palácio do Planalto. Já está mais do que na hora de os
candidatos – e os brasileiros em geral – descobrirem a Amazônia.

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