PT tenta ter Lula nas primeiras propagandas


Partido tenta evitar que candidatura seja barrada antes do dia 31, quando tem início a campanha no rádio e TV


Nas últimas semanas, Haddad esteve fazendo atos pela campanha do ex-presidente. Foto: (

Começa a correr hoje o prazo para que os advogados do ex-presidente Lula apresentem a defesa contra os pedidos de impugnação da candidatura do petista. O principal interesse do partido será evitar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barre o registro do político antes das primeiras semanas de propaganda eleitoral, quando a estratégia é fortalecer a imagem da chapa.

Considerando os prazos processuais, o julgamento do registro de Lula em plenário deve ocorrer entre os dias 07 e 13 de setembro. A propaganda eleitoral começa dia 31 de agosto. A celeridade do processo determinará por quantos dias Lula aparecerá nas rádios e TVs como um candidato que possui registro ainda pendente de decisão colegiada, convencendo os eleitores de que ele deve se manter na disputa.

O prazo para a apresentação da defesa é de sete dias. Os advogados devem requerer diligências para prolongar o processo, mas caberá ao relator, Ministro Luís Roberto Barroso, definir se aceita ou não. O prazo para a defesa se encerra no dia 30 de agosto, dando início no dia seguinte para o período de últimas manifestações por parte dos autores dos pedidos de impugnação e também dos advogados do ex-presidente. Em seguida, o processo deve ser encaminhado ao plenário em até 48h.

A propaganda da TV é essencial para o PT, já que será o momento de apresentar a figura de Fernando Haddad para os eleitores de Lula. Pesquisa Datafolha dessa semana apontou que 48% da população que vota no ex-presidente não conhece o vice, que deve assumir a chapa após a já esperada impugnação. A defesa já diminuiu as chances de antecipar a declaração de inelegibilidade de Lula, após retirar do STF um recurso que colocaria o tema em análise do plenário na Corte. O outro ponto favorável foi a posição do TSE em não acatar pedido da Procuradoria-Geral da República para antecipar o prazo da defesa.

Defesa

Os advogados de Lula enviaram à corte eleitoral na quarta-feira passada um parecer assinado pelos ex-ministros Henrique Neves e Fernando Neves pedindo rigor nos prazos. No texto, eles não entram no mérito da inelegibilidade, mas defendem o cumprimento dos prazos. “Independentemente da maior ou menos complexidade dos temas versados a análise desses pedidos e impugnações deverá ser conduzida de forma uniforme”, afirmam no texto.

STF Antecipa decisão sobre Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello aceitou o pedido da defesa do Deputado federal e candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e pediu para antecipar seu julgamento do dia 04 de setembro para a próxima terça feira dia 28. Bolsonaro foi denunciado pela PGR, em abril passado, pelo crime de racismo contra quilombolas, indígenas, mulheres e homossexuais. Além da condenação (crime é inafiançável e não prescreve), a procuradora exigiu pagamento de multa de R$ 400 mil por danos morais coletivos.

A acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o presidenciável de proferir injúrias raciais durante palestra no Clube Hebraica no Rio de Janeiro, em abril de 2017. À ocasião, Bolsonaro fez declarações ofensivas a membros de comunidades remanescentes de quilombos. Caso esta denúncia seja aceita, será o segundo processo em que o deputado vira réu. Também no STF, corre contra Bolsonaro ação penal por injúria e apologia ao estupro, após ter afirmado que a Deputada Maria do Rosário (PCdoB – RS) “não merece ser estuprada”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro participa no Chile de Cúpula Presidencial

Os incomodados que se mudem...

"Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!!!"

As cagadas da TV brasileira....