Romário é o líder em seguidores nas redes sociais
Candidato do Podemos tem mais de
5 milhões de pessoas, enquanto os demais, juntos, somam apenas 2,191 milhões
Senador Golpista quer virar governador do Rio de Janeiro
O frequente uso das redes sociais
deve impactar cada vez mais o processo eleitoral. No caso da disputa do governo
do Estado do Rio de Janeiro, um dos candidatos larga na frente, com um número
de seguidores muito superior aos demais. Trata-se de Romário (Podemos), que
além de sua carreira na política, tem também sua imagem impulsionada pelo
passado dentro dos gramados. Sozinho, o ex-jogador de futebol tem 5,2 milhões
de seguidores, somados Twitter e Facebook, de acordo com o levantamento do
Destak. Já os demais candidatos, juntos, chegam somente a 2.191.929 seguidores
– nem a metade do que Romário acumula sozinho.
“O Romário é uma candidatura que
tem aparecido bem nas pesquisas, que, quando foi eleito senador, foi muito bem
votado e que tenta seu primeiro voo, em eleição majoritária. Ele tem como
desafio mostrar ao eleitor que consegue ser um bom administrador”, avaliou o
cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.
Assim como mostram as pesquisas
de Ibope e da Datafolha, o “pelotão de frente”, formado ainda por Eduardo Paes
(DEM) e Antony Garotinho (PRP), lidera também na corrida pelos seguidores nas
redes. Este último, que já teve um programa de rádio e cultiva um blog, soma
mais alternativas. No Facebook, sua rede social mais forte; e no Twitter, tem
ao todo 862 mil seguidores. O ex-prefeito do Rio, por sua vez, tem 628 mil
pessoas que o acompanham, pelo Facebook e pelo Twitter, a sua rede mais forte.
Índio da Costa (PSD), Márcia
Tiburi (PT) e Tarcísio Motta (PSOL) também são influentes nas redes, com 277
mil, 148 mil e 125 mil seguidores, respectivamente, quando analisados Facebook
e Twitter. André Monteiro (PRTB), por sua vez, que não saiu bem nas últimas
pesquisas, chega a 95 mil seguidores em suas redes sociais.
Wilson Witzel (PSC), com apenas
467 seguidores no Twitter, está à frente do pelotão dos menos relevantes nas
redes – ele tem sua posição no ranking dos campeões da web impulsionada apenas
pelo Facebook, onde tem 20 mil seguidores. Pedro Fernandes (PDT), com 19 mil, e
Marcelo Trindade (NOVO), com 10 mil, parecem não ter tanto impacto com o
público da Internet. Dayse Oliveira (PSTU), com 2 mil seguidores no facebook, é
a pior colocada. As redes sociais de Luiz Eugênio (PCO) não foram localizadas.
Inserções
Para o cientista político Ricardo
Ismael, as redes sociais têm ocupado um espaço maior em relação às campanhas anteriores,
principalmente nesse momento que se antecede à estreia da programação eleitoral
na televisão. “Quem tem muitos apoiadores tem vantagem. Isso é um ponto: a rede
social conta. E eles contam mais ainda em cidades grandes, porque tem pessoas
com mais renda e mais acesso à Internet, dentro e fora de casa – como no
trabalho, na universidade, na escola”, avalia o especialista.
Para ele, no entanto, as redes
sociais têm um certo limite, uma vez que ainda há muitos domicílios sem
internet no Brasil. Ismael acredita, por tanto, que o impacto da televisão
ainda deve ser maior nessas eleições. “Não só pela propaganda, mas pelos
debates, pelas entrevistas e até pelo noticiário que cobre eleições. Há um
conjunto de eventos na TV que traz repercussão dentro do processo eleitoral”.
Segundo ele, o que impacta mais
não é o tempo de propaganda eleitoral em horário fixo, já que muitos eleitores
mudam de canal ou desligam a televisão, e sim as inserções pontuais.
CANDIDATO FACEBOOK TWITTER
ROMÁRIO 2.677.209 2.570.419
GAROTINHO 758.772 104.140
EDUARDO PAES 141.047 487.389
ÍNDIO DA COSTA 44.413 233.495
MÁRCIA TIBURI 95.849 52.828
TARCÍSIO MOTTA 108.675 16.520
ANDRÉ MONTEIRO 16.057 79.651
WILSON WITZEL 20.041 467
PEDRO FERNANDES 17.952 1.752
MARCELO TRINDADE 8.423 2.341
DAYSE OLIVEIRA 2.177 NÃO LOCALIZADO
LUIZ EUGENIO NÃO LOCALIZADO NÃO LOCALIZADO

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