E a ignorância do povo não tem fim!

(A extensa Rua Professor Gabizo e seus pouquíssimos cruzamentos)

NOTA:  A rua Professor Gabizo é uma das principais ruas que ligam o bairro da Tijuca até o Maracanã. Por toda sua extensão, existem cruzamentos com ruas menores que também são movimentadas, principalmente na hora de volta dos trabalhadores para a sua casa. Durante esse horário, ela apresenta um grande congestionamento e o trânsito fica literalmente parado.

LEGENDA:

Linha Vermelha: Rua Professor Gabizo
Linha Azul: Cruzamentos com a Rua Professor Gabizo

Pois é... A ignorância do povo não tem nem nunca terá fim! Contar-lhe-ei um pequeno acontecimento que ouvi das bocas de uma pequena senhora dentro do ônibus essa semana. Mas não se preocupem, você, meu caro leitor, ficará somente pasmo e não correrá o risco de contrair a ignorância alheia... Bem, pelo menos eu não peguei!

Estava eu, dentro da minha condução, indo em direção à minha faculdade, quando me deparo com uma senhora um tanto impaciente...O trânsito estava parado, todos estavam querendo voltar logo para casa depois de um dia cansativo de trabalho. A senhora roía as unhas, ficava se abanando para tentar disfarçar o calor que ali dentro fazia, bufava feito uma vaca cansada de pastar. Em determinado momento, uma outra senhora, um tanto mais calma (pelo menos aparentava estar mais calma), se atreve a perguntar à primeira "mas por que você está tão nervosa assim?" e a resposta foi certeira:

"É simples, minha amiga (?): eu estou meio atrasada e está todo engarrafado! O ônibus mal começa a andar e já tem que parar! Não sei para quê existe tanto sinal nessas ruas! Deve ser só para piorar a situação!"

E depois disso, a singela senhora deu mais umas bufadas, fez ainda algumas caretas e depois fechou a cara. Contrariada, a única coisa a ser feita era esperar... Pacientemente, eu a aconselharia.

Enfim, para quem não mora na cidade do Rio de Janeiro deve ficar meio dificil entender, mas para quem mora, até fica fácil. No entanto tentarei explicar como é essa Professor Gabizo. Para quem mora em São Paulo, imaginem como se colocassem semáfaros na Marginal Tietê; para quem mora em Minas Gerais, imaginem se colocassem um pedágio no meio da Rua Professor Patrocínio Filho; ou para quem mora em Amazonas, imaginem como se fossem feito obras nos rios, o número de cruzamentos aumentasse, o número de embarcações também, e além disso, colocassem sinais no meio do Rio Amazonas. Sem dúvida, haveria um congestionamento (no último caso, um "embarcaçamento"!).

A resposta para a pergunta da senhora é tão simples quanto a mesma: minha querida senhora - e espero mesmo que um dia você leia isso -, por mais que a gente esteja com pressa, os ônibus não vão avançar os semáfaros porque logo depois existe um cruzamento. E não, eles não estão ali a toa... Eles estão ali porque eles precisam estar ali. Talvez se não estivessem, o trânsito ficaria ainda pior, porque não haveria mais ordem... O pessoal da rua principal iria querer passar, os das transversais também e o pandemônio estaria sendo formado. Então ouça a voz de um homem não tão experiente assim. Vou dar dois conselhos: o primeiro é que se não estiver preparada para aturar o trânsito pesado, tome um calmante antes de sair de casa. Agora, se você não for adepta de remédios e não se achar tão nervosa assim, saia de casa mais cedo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro participa no Chile de Cúpula Presidencial

Os incomodados que se mudem...

"Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!!!"

As cagadas da TV brasileira....