E a ignorância do povo não tem fim!

(A extensa Rua Professor Gabizo e seus pouquíssimos cruzamentos)

NOTA:  A rua Professor Gabizo é uma das principais ruas que ligam o bairro da Tijuca até o Maracanã. Por toda sua extensão, existem cruzamentos com ruas menores que também são movimentadas, principalmente na hora de volta dos trabalhadores para a sua casa. Durante esse horário, ela apresenta um grande congestionamento e o trânsito fica literalmente parado.

LEGENDA:

Linha Vermelha: Rua Professor Gabizo
Linha Azul: Cruzamentos com a Rua Professor Gabizo

Pois é... A ignorância do povo não tem nem nunca terá fim! Contar-lhe-ei um pequeno acontecimento que ouvi das bocas de uma pequena senhora dentro do ônibus essa semana. Mas não se preocupem, você, meu caro leitor, ficará somente pasmo e não correrá o risco de contrair a ignorância alheia... Bem, pelo menos eu não peguei!

Estava eu, dentro da minha condução, indo em direção à minha faculdade, quando me deparo com uma senhora um tanto impaciente...O trânsito estava parado, todos estavam querendo voltar logo para casa depois de um dia cansativo de trabalho. A senhora roía as unhas, ficava se abanando para tentar disfarçar o calor que ali dentro fazia, bufava feito uma vaca cansada de pastar. Em determinado momento, uma outra senhora, um tanto mais calma (pelo menos aparentava estar mais calma), se atreve a perguntar à primeira "mas por que você está tão nervosa assim?" e a resposta foi certeira:

"É simples, minha amiga (?): eu estou meio atrasada e está todo engarrafado! O ônibus mal começa a andar e já tem que parar! Não sei para quê existe tanto sinal nessas ruas! Deve ser só para piorar a situação!"

E depois disso, a singela senhora deu mais umas bufadas, fez ainda algumas caretas e depois fechou a cara. Contrariada, a única coisa a ser feita era esperar... Pacientemente, eu a aconselharia.

Enfim, para quem não mora na cidade do Rio de Janeiro deve ficar meio dificil entender, mas para quem mora, até fica fácil. No entanto tentarei explicar como é essa Professor Gabizo. Para quem mora em São Paulo, imaginem como se colocassem semáfaros na Marginal Tietê; para quem mora em Minas Gerais, imaginem se colocassem um pedágio no meio da Rua Professor Patrocínio Filho; ou para quem mora em Amazonas, imaginem como se fossem feito obras nos rios, o número de cruzamentos aumentasse, o número de embarcações também, e além disso, colocassem sinais no meio do Rio Amazonas. Sem dúvida, haveria um congestionamento (no último caso, um "embarcaçamento"!).

A resposta para a pergunta da senhora é tão simples quanto a mesma: minha querida senhora - e espero mesmo que um dia você leia isso -, por mais que a gente esteja com pressa, os ônibus não vão avançar os semáfaros porque logo depois existe um cruzamento. E não, eles não estão ali a toa... Eles estão ali porque eles precisam estar ali. Talvez se não estivessem, o trânsito ficaria ainda pior, porque não haveria mais ordem... O pessoal da rua principal iria querer passar, os das transversais também e o pandemônio estaria sendo formado. Então ouça a voz de um homem não tão experiente assim. Vou dar dois conselhos: o primeiro é que se não estiver preparada para aturar o trânsito pesado, tome um calmante antes de sair de casa. Agora, se você não for adepta de remédios e não se achar tão nervosa assim, saia de casa mais cedo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases