Sugestão para o Feriadão...
"Além do Cidadão Kane" é um documentário produzido pela BBC de Londres que foi proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial.
O fime trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.
Entre outras coisas, aborda os seguintes assuntos:
- os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989;
- o apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora;
- a criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana;
- Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.
O vídeo é antigo e reflete a realidade da época, mas nem por isso deixa de ser muito interessante, nem que seja para comparar com a realidade atual.
Na minha opinião, todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane.
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&hl=en
Hoje, o prestígio e a influência da Rede Globo já não é igual ao que era naquela época, hoje ela sofre uma concorrência predatória feita pela Rede Record, que é quase impossível de resistir.
Eu explico: a Globo vive de seu faturamento enquanto a Record tem dinheiro a fundo perdido, sem impostos, oriundo do dízimo repassado pela Igreja Universal do Reino de Deus.
Aquela investida do Roberto Marinho contra o bispo Macedo, divulgando as safadezas do bispo, foi uma tentativa de neutralizar aquele que ele sabia que iria ser o seu maior concorrente e inimigo.
Este fato desencadeou a ira do bispo que não sossegará enquanto não conseguir destruir o "império Globo".
Sua estratégia, por enquanto, tem sido a de inflacionar os salários dos técnicos de nível mais baixo e com isso tem conseguido causar um tremendo prejuízo à Rede Globo.
Existem nos bastidores as fofocas de espionagem, através da corrupção de executivos da Globo pela Record, que até já contratou alguns altos funcionários da Globo.
Até aonde isso é só fofoca, nós, simples mortais, não temos como saber.
Ainda segundo as fofocas dos bastidores, o próximo passo da Record será contratar os principais âncoras e apresentadores da Globo (atualmente está cantando o Jô Soares), e depois então partir para o ataque final, ná área de produção de novelas.
Recentemente, em dez/2007, ouvi de um alto funcionário da Globo, que inclusive já sofreu tentativas de cooptação por parte da Record que me disse: (sic) "a Globo não vai aguentar isso por muito mais do que uns cinco anos".
A única coisa que tenho certeza é que, se o bispo Macedo conseguir o seu intento, ficaremos numa situação ainda pior do que a anterior, pois não será uma simples troca de seis por meia dúzia... Será o domínio do mercado por uma TV evangélica, com todas as implicações que isso terá...

Comentários