Sugestão para o Feriadão...



"Além do Cidadão Kane" é um documentário produzido pela BBC de Londres que foi proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial.

O fime trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.
Entre outras coisas, aborda os seguintes assuntos:
- os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989;
- o apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora;
- a criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana;
- Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.

O vídeo é antigo e reflete a realidade da época, mas nem por isso deixa de ser muito interessante, nem que seja para comparar com a realidade atual.
Na minha opinião, todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane.

http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&hl=en

Hoje, o prestígio e a influência da Rede Globo já não é igual ao que era naquela época, hoje ela sofre uma concorrência predatória feita pela Rede Record, que é quase impossível de resistir.
Eu explico: a Globo vive de seu faturamento enquanto a Record tem dinheiro a fundo perdido, sem impostos, oriundo do dízimo repassado pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Aquela investida do Roberto Marinho contra o bispo Macedo, divulgando as safadezas do bispo, foi uma tentativa de neutralizar aquele que ele sabia que iria ser o seu maior concorrente e inimigo.
Este fato desencadeou a ira do bispo que não sossegará enquanto não conseguir destruir o "império Globo".
Sua estratégia, por enquanto, tem sido a de inflacionar os salários dos técnicos de nível mais baixo e com isso tem conseguido causar um tremendo prejuízo à Rede Globo.

Existem nos bastidores as fofocas de espionagem, através da corrupção de executivos da Globo pela Record, que até já contratou alguns altos funcionários da Globo.
Até aonde isso é só fofoca, nós, simples mortais, não temos como saber.
Ainda segundo as fofocas dos bastidores, o próximo passo da Record será contratar os principais âncoras e apresentadores da Globo (atualmente está cantando o Jô Soares), e depois então partir para o ataque final, ná área de produção de novelas.

Recentemente, em dez/2007, ouvi de um alto funcionário da Globo, que inclusive já sofreu tentativas de cooptação por parte da Record que me disse: (sic) "a Globo não vai aguentar isso por muito mais do que uns cinco anos".

A única coisa que tenho certeza é que, se o bispo Macedo conseguir o seu intento, ficaremos numa situação ainda pior do que a anterior, pois não será uma simples troca de seis por meia dúzia... Será o domínio do mercado por uma TV evangélica, com todas as implicações que isso terá...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro participa no Chile de Cúpula Presidencial

Os incomodados que se mudem...

"Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!!!"

As cagadas da TV brasileira....