Igreja Univer$al do Reino da Exploração

“A Igreja Univeral do Reino de Deus (IURD) é a maior proprietária de concessões de televisão do país. São 23 emissoras de TV, além de 40 emissoras de rádio registradas em nome de um grupo de pastores, escolhidos entre os de maior confiança de Edir Macedo. A igreja ainda arrenda 36 rádios, que integram a Rede Aleluia.”

Este é apenas um trecho da ótima reportagem investigativa da Elvira Lobato feita para a Folha de São Paulo, que mostra o poder imenso que a Igreja Universal concentra em suas mãos, a reportagem é o trecho de um livro que a repórter escreveu sobre o tema.

Após esta matéria ter sido divulgada, A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) moveu 50 processos individuais em mais de 20 estados do Brasil contra a jornalista e o jornal, alegando que se sentem ofendidos em suas convicções religiosas pela publicação de um artigo no qual relacionava o “vasto patrimônio financeiro” da Igreja com “certos paraísos fiscais”.

Desde já quero deixar claro que não tenho nenhum tipo de preconceito contra os evangélicos ou pessoas de qualquer outra religião. Sou apenas contra algumas de suas ações.

Comentários

"...que mostra o poder imenso que a Igreja Universal concentra em suas mãos". Esse trecho mostra, inclusive, que a própria grande mídia reconhece, quando lhe convém, que os meios de comunicação de massa são uma fonte de poder extremamente influente.
Por isso, acho que deveriam ser bem mais fiscalizados.. Uma das poucas coisas boas que o Lula fez foi propor uma agência de controle da mídia, pra inibir essas coisas... mas neguinho vem logo dizer que "a liberdade de expressão precisa continuar"... Acreditar na liberdade de expressão nesse caso é virar as costas para a verdadeira questão: a mídia é que manda neste país, e quem a controla, tá por cima..
"Indústria Cultural", do filósofo alemão Adorno. Minha sugestão da vez.
Abraço
JFC Silva disse…
É isso aí...
E mais: acredito que isso nunca vai acabar, pois as redes de televisão também ganham muito com isso...
Publicidades, exibições da tal "sessão do descarrego", e muitas outras coisas, fazem o maior sucesso entre os fiéis, e é o que mais faz rolar dinheiro por lá...

A IURD sempre está com uma promoção diferente para arrancar a grana do fiel. Parece as Casas Bahia.
hahahahaha

Um abração...
ah ah É verdade, Julio. Ótima comparação.
Abraço
Artsy-Fartsy disse…
Não entendo por que o Ministério Público não usa as leis que poderia e não acaba com essa "libertinagem" religiosa!
Desde o Direito Romano, um dos maiores princípios norteadores da hermenêutica era: "os dois piores inimigos da lei são (i) os que a descumprem; (ii) os que a cumprem ao pé da letra."
Ora, liberdade religiosa não é isto que o pessoal do Macedo e as suas atuais fenocópias fazem!
Abrissem logo um banco e fossem concorrer com o Bradesco, o Itaú, &c.
Imaginem as "ações" da IURD, como seriam cotadas no balcão! Quanto aos vendilhões, no templo... hm, vamos deixar as questões teológicas para as calendas gregas, ou então naquela esquina onde se encontram a esperança e a saudade, dão-se as mãos e louvam o deus-desejo.
Abraços a mestre e discípulo.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases