A Televisão Forma, Informa ou Deforma?

A televisão, atualmente, é um dos meios de comunicação mais importante de todo o mundo. Ela é fonte de informação para uns, entretenimento para outros. Há também quem procure pelos dois!

Mas será que todas as informação passadas pela TV - assim como qualquer outro meio informativo -, são realmente como elas são? Muitas vezes, não! A manipulação da imprensa está presente como exemplo disso. Principalmente, quando a opinião do autor do artigo toma o lugar da informação - o jornalista passa a descrever o que ele acha sobre tal acontecimento e esquece de falar o que realmente aconteceu. Em outros casos, o que é noticiado serve apenas para satisfazer, econômica e socialmente, os seus responsáveis.

Além de ser forçado a acreditar em determinado acontecimento - ou pelo menos em partes dele -, a população tem que se conformar com o descaso que se tornou a publicidade. Dados mostram que, atualmente, a televisão brasileira mostra, em média, 3000 campanhas publicitárias todos os dias! Esse número é o triplo do que há 50 anos.
Fruto do capitalismo e do imperialismo, o que anteriormente servia para mostrar determinado, hoje serve para formar cada vez mais consumidores desenfreados.

Cenas de violência e de sexo são expostas na televisão em qualquer horário, sem restrição; páginas na Internet expõem o mesmo conteúdo sem nenhum controle; rádios tocam músicas onde a letra delas faz apologia ao crime, trafico de drogas e armas e até mesmo reproduzem os sons do ato sexual. Suas danças, por sua vez, reproduzem os movimentos! E isso tudo começou com a simples "dança da boquinha da garrafa".

Há uma decadência nos meios de comunicação. Mas será esse o seu fim?

Uns dizem que devemos ter a tal liberdade de expressão, mas em um momento desse não seria bom "censura", o controle do que é produzido?
Talvez não, até porque seria perdido muito dinheiro...

Para concluir, a televisão, bem como todos os outros meios de comunicação, que tem como principais objetivos informar e formar cidadãos, acaba deformando.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
sem dúvida deforma!
Anônimo disse…
Pelo amor de Deus, isso tá horrível. Não se usa numa dissetarção palavras como "nós" e você fugiu totalmente do tema. O tema é a televisão, e você fala de um modo geral dos meios de comunicação. Péssima!
Bruno Sacramento disse…
Cara, não sei se foi você que produziu o texto, mas percebi que você o iniciou muito bem, falando sobre o que realmente a sua redação iria ter como assunto. Porém, na hora que você deveria aprofundar o tema, para caracterizar o que está acontecendo com a sociedade brasileira e/ou mundial, você terminou fugindo um pouco do assunto. Enfim, sua frase de conclusão do texto foi muito boa, na minha avaliação.

Vou fazer uma prova sobre este mesmo tema amanhã, no meu colégio, e fiquei grato pelo seu texto, que me ajudou bastante. Não comentei para criticar você, mas para tentar lhe ajudar, assim como você já me ajudou.

Obrigado.
Ps.: o seu blog é muito bom, adorei as enquetes e as sátiras.. rsrs

Bruno de M. Sacramento
Unknown disse…
Achei o texto ótimo me ajudou muito no meu trabalho de escola
Unknown disse…
Achei o texto ótimo me ajudou muito no meu trabalho de escola
Unknown disse…
Achei o texto ótimo me ajudou muito no meu trabalho de escola

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases