Sobre a Situação Brasileira:

O Fundo Monetário Internacional (FMI), assim como o Banco Mundial, empresta fundos às nações do Terceiro Mundo. Em retribuição aos seus empréstimos, o FMI impõe a "liberalização": uma economia aberta à penetração e ao controle estrangeiros, além de profundos cortes nos serviços públicos em geral para a maior parte da população, etc. Essas medidas colocam o poder decididamente nas mãos das classes dominantes e de investidores estrangeiros, além de reforçar as duas clássicas camadas sociais do Terceiro Mundo: a dos super-ricos (mais a classe dos profissionais bem-sucedidos que a serve) e a da enorme massa de miseráveis e sofredores.

"O Brasil é um exemplo esclarecedor desse caso. Sendo um país muito bem dotado de recursos naturais, além de ter alto desenvolvimento industrial, deveria ser uma das nações mais ricas do mundo. Mas graças, em grande parte, ao golpe de 1964 [...], a situação de muitos brasileiros é, agora, provavelmente parecida com a da Etiópia - e bem pior que da Europa Oriental, por exemplo.

O Ministério da Educação informa que mais de um terço do orçamento educacional vai para a alimentação escolar, porque a maioria dos estudantes da rede pública ou come na escola ou não come.

De acordo com a revista South (uma revista de reportagens sobre as empresas do Terceiro Mundo), o Brasil tem uma taxa de mortalidade infantil maior que a do Sri Lanka. Um terço da população vive abaixo da linha da miséria e 'sete milhões de crianças abandonadas pedem esmola, roubam e cheiram cola nas ruas. E para milhares delas a casa é um barraco na favela... ou cada vez mais um pedaço de terra embaixo da ponte'.

Isso é o Brasil, um dos países de natureza mais rica do planeta".


Noam Chomsky em "O que o Tio Sam realmente quer"
1999.

Comentários

Ótimo trecho, Julio. Escolheu bem. Dá pra sacar que a pobreza não é um mal necessário, como fazem crer os canalhas do poder e os pélas que os babam... A situação poderia ser melhor. Mas tem um monte de gatuno que não faz a mínima questão de que as coisas sejam justas... A começar pelos americanos.
Abração e boa leitura
JFC Silva disse…
Pois é!
Até porque quem acaba sempre ganhando são eles [os americanos]!!
Já ouvistes esse ditado: "Em time que está ganhando não se mexe!"
hahahaha

Um abração..

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases