Citação do dia...


"Só sei que nada sei."

Sócrates

Comentários

JFC Silva disse…
Nós pensamos que sabemos sobre o saber e o pensamento, mas a verdade é
que de nada sabemos.
Acho, contudo, que é sempre bom contextualizar essa frase, Julio. Ela tem um grande sentido, não só estrutural, mas histórico, não há dúvida. Mas, muitas vezes, ela é mal interpretada, e acaba servindo como uma espécie de "Ode à burrice". Do tipo: "ah, já que nada se sabe mesmo, pra que dar valor ao 'saber'?". E isso me parece perigoso, porque negligencia a importância que tem o conhecimento na história e na sociedade, e acaba gerando, por tabela, um valor para algo que não o tem, ou seja, para a demência, baluarte do mundo contemporâneo.
Sei que não foi nesse sentido que você colocou a frase. Só usei a oportunidade para expressar um pensamento que tenho tido nos últimos tempos..
Abração
PS: Conseguiu ler o texto do Banco Real?
Anônimo disse…
Julião, sempre firme no blog, hem? Isso é bom.
Sócrates responde ao Oráculo de Delfos um "só sei que nada sei", pois lá havia a inscrição "nosce te ipsum" - conhece-te a ti mesmo.
Alguns anos depois, Píndaro, o poeta romano diz algo bastante significativo: "torna-te o que és".
Filósofos, poetas, psicanalistas e outros, desde então, mostraram-nos que o in(sub)consciente é tão maior que o consciente, e a emoção tão maior que a razão, que até o "je pense, allors je suis" - "penso, logo sou" desviou-se um tanto de seu eixo, pois o que eu penso é ínfimo diante do que sinto (e principalmente diante do que ainda não penso e do que efetivamente nem ao menos sinto).
Boa frase, que suscita reflexões multifárias.
Fique aí com um abraço do ex(para sempre ex)blogueiro Fart.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases