As verdadeiras Intenções da Propaganda (III)


Quem nunca ouviu a maldita canção "Já é Natal na Leader Magazine!!!"
Pois é! Todo ano é a mesma coisa: chega o mês de novembro (uns começam até mesmo em outubro) e as lojas enchem a televisão brasileira de campanhas publicitárias!
Porém, não deveria ser assim...

A época de Natal envolve questões religiosas e crenças, ou seja, tradições que são passadas de geração em geração.
E num mundo capitalista essas questões são esquecidas.

A beleza da ingenuidade das crianças é trocada por presentes cada vez mais fúteis.
O espírito natalino é trocado pela vontade de esperar um senhor de barba branca, gorro vermelho e botas, criado pelo mundo capitalista; criando, por sua vez, mentes consumidoras em plena infância!

Enquanto poucas crianças recebem presentes caríssimos, milhares passam fome no mundo.
Enquanto poucas esperam ansiosamente o Papai Noel, milhares rezam para ter um prato de comida no dia de Natal.

Cabe a pergunta: O que é o Natal?
Natal é dia de ganhar presente, comer um belo chester, etc, etc, etc...
Para muitos é só isso mesmo!
E quem é que faz isso??? As campanhas publicitárias.

E elas estão aí somente para isso: insentivar o consumo, fazer com que milhares de cidadãos percam seu sagrado dinheiro, ou seja, mover o comércio e o mercado financeiro!
Fácil, né? Não.

Dívidas, contas, juros, nome sujo....
Tudo isso é consequência de um Natal Capitalista!!!!
Quem sabe um dia saberemos qual o verdadeiro significado do Natal (e quais as verdadeiras intenções da propaganda).

Comentários

Ótimo texto, Julio.
A quem se interessa e corre atrás, essas questões aparecem. Algumas pessoas, de fato, ficam mais agradáveis e solícitas no Natal.. mas a grande maioria fica é mais consumista mesmo.

Será que o Natal, sem a lógica dos presentes, seria tão divulgado e cultuado, efetivamente? Acho que a resposta é simples...

Abração

Postagens mais visitadas deste blog

Coelhino, se eu fosse como tu...

Citações do Dia...

Jogo de Fases